quarta-feira, abril 14, 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Corpo em equilíbrio é corpo bem nutrido. Conheça mais sobre a importância de uma alimentação adequada e sobre o papel do intestino neste assunto.


Se nosso corpo não for “abastecido” com os nutrientes necessários para funcionar bem, de nada adianta praticarmos atividade física (pois não teremos disposição suficiente para um bom desempenho); também será impossível ter uma boa noite de sono (já que durante o sono, nosso corpo produz substâncias responsáveis pelo relaxamento adequado, e as mesmas são formadas por nutrientes), e também não conseguiremos ter momentos de lazer (já que uma alimentação inadequada reflete em nossas emoções). Resumindo, a base principal da qualidade de vida é a alimentação saudável.
Que uma alimentação natural integral tem tudo a ver com uma vida saudável, isso não se discute. Frutas, verduras, legumes, grãos integrais e outros alimentos naturalmente ricos em fibras são apenas alguns exemplos que não podem faltar em nossa mesa. Mas muito além disso, há um outro assunto que geralmente não somos acostumados a ouvir: será que o nosso corpo está realmente preparado para aproveitar adequadamente os benefícios destes alimentos?
É aí onde entra a importância do bom funcionamento do intestino. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maior parte da digestão não acontece no nosso estômago, mas sim neste órgão, que tem uma importância vital.
Considerado por muitos especialistas como o nosso “segundo cérebro”, o intestino é um dos principais responsáveis pelo bom aproveitamento dos nutrientes dos alimentos. Por isso, a saúde do intestino reflete diretamente em uma vida mais longa e mais saudável.
A parede do intestino é formada por “vilosidades”, que nada mais são do que “ondulações” que aumentam a área de contato com o alimento digerido. Este é um jeito inteligente do nosso corpo aproveitar ao máximo tudo o que comemos. Esse é um ponto importante para refletirmos em como anda a nossa alimentação...


Poderíamos dizer que um intestino saudável funciona como se fosse uma peneira”, que sabe absorver adequadamente os nutrientes de que necessitamos e, ao mesmo tempo, sabe eliminar o que não é saudável através das fezes (toxinas, aditivos artificiais, bactérias ruins, etc).

Mas como saber se a nossa alimentação está adequada para manter a saúde do nosso intestino?
A prisão de ventre não é o único sinal de que o intestino não está muito bem. A alimentação inadequada pode piorar o funcionamento dele sem que percebamos nas fezes.

Dicas para uma alimentação equilibrada:
•consuma diariamente frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Eles são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e muitos outros nutrientes fundamentais para um intestino e corpo mais saudáveis;


•consuma pelo menos 2 litros de líquidos diariamente. A água participa de praticamente todas as funções do corpo, inclusive na formação e eliminação das fezes;


•não fique em jejum por mais de 3 horas. Além de causar falta de energia, o jejum prolongado prejudica a renovação das células do intestino e piora o seu funcionamento. Além das 3 refeições principais, (café da manhã, almoço e jantar), faça pequenos lanches saudáveis ao longo do dia;


•evite alimentos refinados, com muitos aditivos artificiais. Eles geralmente se transformam em toxinas que prejudicam o intestino e todo o organismo.


Mantenha seu corpo em dia com a saúde. Comece hoje mesmo a colocar essas dicas em prática. Inicie aos poucos, gradativamente, até que esses hábitos estejam em sua rotina de uma forme agradável e gratificante. Mudanças de hábitos refletem em mudanças de resultados, sempre. Logo você vai perceber os benefícios da boa alimentação refletidos em seu corpo e mente.





Nenhum comentário: