sábado, abril 17, 2010

Nutrição do Idoso


NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE


A manutenção de uma alimentação adequada é de extrema importânda para a saúde da pessoa idosa, tanto na recuperação como na prevençao de doenças.
Dado interessante é o fato de se saber que o idoso guarda uma relação mais emocional com a comida do que as pessoas mais jovens. A refeição, para muitos, pode representar o principal evento no decorrer do dia para uma confirmação de valores, lembranças e possibilidade de contato social. Isto frequentemente faz com que ocorra uma ingestão de proteína animal, açú­car e gorduras indesejável.
O conhecimento e controle destes fatos, bem como o esclarecimento de todas as dúvidas sobre uma alimentação balanceada deve passar por uma orientação médica e a participação necessária de profissionais de Nutrição.


Perguntas e Respostas
1. Como deve ser a alimentaçào normal da pessoa idosa?
R. O idoso deve alimentar-se de 4 a 6 vezes por dia, incluir alimento de todos os grupos (lipídios ou gorduras, proteínas, carboidratos, fibras, vita­minas e sais minerais) e os alimentos devem ser nutritivos, saborosos e agradáveis de comer.


2. A água é importante para o idoso?
R. Sim. É importante para a manutenção das funções normais do organis­mo. A quantidade adequada é, no mínimo, 8 copos de água por dia.


3. Qual a importância das fibras para a alimentação na 3a idade?
R. As fibras são substâncias encontradas em diversos alimentos, mas não são digeridas. Asseguram um bom funcionamento intestinal, além de auxiliarem na prevenção e tratamento de doenças como câncer do intestino grosso e no controle do colesterol alto. Os alimentos ricos em fibras também diminu­em a sensação de fome. As fibras são encontradas nos vegetais, frutas (com casca), cereais integrais, pão integral, etc.


4. Como evitar a prisão de ventre?
R. Aumentando a ingestão de água (8 a 10 copos por dia) e ingerindo alimen­tos ricos em fibras e praticando caminhadas.


5. E as gorduras? Quais o idoso deve e quais as que não deve consumir?
R. As gorduras ditas saturadas devem ser evitadas. Isto é, não devem ser consumidos: carnes gordas, leites integrais, queijos, manteiga, chantily, creme de leite, sorvetes à base de leite, massas folhadas, etc. Por outro lado, os óleos de origem vegetal, azeite de oliva, que são gorduras insaturadas, devem ser ingeridos.


6. Quais os segredos da boa alimentação no idoso?
R. Além das orientações dadas anteriormente, os alimentos devem ser bem mastigados, facilitando sua digestão e aumentando o aproveitamento dos nutrientes. Não esqueça: o açúcar deve ser ingerido com moderação.


7. Por que é necessário tomar sol?
R. Porque ele é a maior fonte de vitamina D, que é importante na saúde dos ossos.


8. Como os alimentos podem prevenir a osteoporose?
R. Fornecendo uma dieta rica em cálcio, encontrado, principalmente, no leite e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada), feijão, soja, vegetais verdes escuros, folha da beterraba, nabo. A recomendação diária de cálcio é de 800 mg. É importante lembrar que o abandono do cigarro, álcool e café é fator que contribui para a prevenção da osteoporose

2 comentários:

Anônimo disse...

Mto bom seu Blog Dona Juliana, Todos os dias entro aqui e fico lendo suas materias, me prende a atenção demais. UM beijo grande do seu amigo Tiago

*NUTRICIONISTA ALINE DE FARIAS SOARES* disse...

Olá Juliana!
É sempre bom saber a acerca da alimentação dos idosos, que estão cada vez em maior número no país.
Parabéns pelas informações.
Já sou sua seguidora.
;)