quinta-feira, abril 15, 2010

Hipertensão



Hipertensão
Como podemos medir a pressão arterial?

A pressão sangüínea existe em dois níveis: pressão sistólica, quando o coração se contrai para bombear o sangue para fora e pressão diastólica, quando o coração relaxa entre as batidas. Para se verificar o valor da pressão arterial o indivíduo deve estar deitado ou sentado, ter descansado aproximadamente 10 a 15 minutos, não ter fumado e nem se alimentado ou bebido café pelo menos 30 minutos antes da verificação e com o esfigmomanômetro registram-se os dois valores, em unidades de mmHg.

O que é Pressão Arterial ?

É a pressão exercida pelo sangue sobre a parede das artérias, que pode ser medida por um aparelho chamado esfigmomanômetro, em unidades de mmHg (milímetros de mercúrio). Dois valores determinam a pressão arterial: um máximo (pressão sistólica) que corresponde a contração cardíaca e um mínimo (pressão diastólica) que corresponde ao relaxamento cardíaco. Uma alteração nestes valores pode determinar uma queda no nível da pressão arterial, é o que chamamos de hipotensão, ou uma elevação no nível da pressão arterial, que chamamos de hipertensão.

O que leva à hipertensão ?
Em 90% dos casos é o estreitamento das artérias, que dificulta a passagem do sangue, com isto elevando a pressão, é o que chamamos de hipertensão primária. Mas também pode ocorrer hipertensão quando o corpo retém líquido em excesso ou por problemas renais, é o que chamamos de hipertensão secundária.

Quais são as causas ?                                    
Na maior parte dos casos, a causa é desconhecida, é a hipertensão primária ou essencial, os fatores envolvidos são hereditariedade, consumo excessivo de sal, idade, obesidade, sedentarismo, stress, tabagismo e alcoolismo. No restante dos casos há uma causa específica, exemplo: problemas renais, problemas na artéria aorta, tumores (na glândula supra-renal) e algumas doenças endócrinas (relacionado com hormônios). Um fator que pode representar um agravante para pessoas idosas é a aterosclerose

Quais são os fatores de risco ?
Fumo, idade, história familiar, obesidade, excesso de sal na dieta, entre outros.

Quais os principais sintomas ?
Geralmente não apresenta sintomas. Algumas pessoas mais sensíveis podem ter: dor de cabeça (na região da nuca), sangramento nasal, dor no peito, cansaço, tontura e mal-estar.

Como realizar o diagnóstico de hipertensão ?
A hipertensão, existe quando medida a pressão várias vezes em um consultório médico, ou seja, feito um controle durante dias seguidos, seus valores se mantém acima de 140/90 mmHg.

Como prevenir ?
A hereditariedade é um fator de grande importância, então as pessoas que tem propensão à ter hipertensão devem ter um cuidado maior.
Evitar o excesso de peso, que eleva a pressão e o risco para diabetes, doenças cardíacas e derrame.
Evitar o consumo exagerado de sal, que provoca retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão.
Realizar atividades físicas, que ajudam no controle do peso, diminuindo as taxas de gordura e açúcar no sangue, elevando o bom colesterol e diminuindo a tensão emocional.
Evitar o uso de bebida alcóolica.
Evitar o fumo, que aumenta o risco para doenças cardíacas e piora a aterosclerose (endurecimento das artérias), que provoca o aumento da pressão
Controlar o stress, que ajuda aumentar a pressão.

Como tratar ?
Existem dois tipos de tratamento. Embora não sejam curativos, normalizam o nível da pressão arterial. A escolha do tratamento depende do grau de variação da pressão. Em alguns casos, ambos os tratamentos podem estar associados:
Tratamento Não-Medicamentoso:
Dieta, controle do peso, evitar fumo e bebidas alcoólicas e evitar exposição aos fatores de risco.
Tratamento Medicamentoso:

SOMENTE SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA.
Pode ser administrado isoladamente ou em conjunto. Os mais comuns, são: diuréticos, beta-bloqueadores e vasodilatadores.

Por que tratar ?
Para evitar futuras complicações como: infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (derrame), doença renal, entre outros.

Quais são os valores da pressão arterial ?
Segundo uma classificação feita recentemente pelo Comitê Nacional Norte Americano de Prevenção, Detecção, Avaliação e Tratamento da Pressão Arterial, a pressão considerada normal é aquela abaixo de 120 mmHg. A hipertensão primária fica entre 140/90 mmHg e 159/99 mmHg e a hipertensão secundária fica acima de 160/100 mmHg. E, também, existe uma nova classe, que são as pessoas consideradas pré-hipertensas (pessoas com grande probabilidade de vir a ter hipertensão), que apresentam pressão entre 120/80 mmHg e 139/89 mmHg.

Qual o valor adequado para a pressão arterial ?
A pressão diastólica (mínima) não deve ultrapassar 90 mmHg e a sistólica (máxima) não deve ultrapassar 140 mmHg.

Nenhum comentário: