quarta-feira, abril 14, 2010

Nutrição Funcional ¨Dicas para você ter boa saúde e bem-estar através da alimentação¨

A Nutrição Funcional identifica os sintomas e características do paciente e os relaciona a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes.

O que você come deve estar em sintonia com o que você é

Desta forma não podemos dizer a famosa frase “Você é o que come”, ela deve ser acrescida de uma outra: “O que você come deve estar em sintonia com o que você é”. Ou seja, de acordo com a Nutrição Funcional não há como dizer se um alimento é bom ou ruim para uma pessoa sem que se conheça bem o seu “ecossistema metabólico”.
Portanto, podemos dizer que a Nutrição Funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção de desequilíbrios clínicos. Esses se manifestam a partir da dieta, da influência do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios e traumas que são processados pelo corpo, mente e espírito. Tudo isso integrado, deve ser avaliado em conjunto ao se analisar um paciente, pois todos esses aspectos estão correlacionados.

-A partir desse conhecimento, é elaborado um plano alimentar exclusivo visando a qualidade alimentar e não a contagem de calorias tradicionalmente usada. Essa prescrição alimentar irá auxiliar o organismo a funcionar plenamente, com a correção de distúrbios alimentares, prevenção de disfunções orgânicas, perda de peso de forma saudável e, acima de tudo, o aumento do bem-estar geral dos pacientes.

Essa nova compreensão sobre os desequilíbrios e a ingestão alimentar trouxe uma amplitude de trabalho muito maior do que se via relacionados aos nutricionistas. Há alguns anos só se procurava um nutricionista para engordar, emagrecer ou tratar problemas como colesterol alto e diabetes. Hoje em dia, a clientela recorre ao nutricionista para tratar: cististe de repetição, candidiase vaginal, psoríase, dores de cabeça constantes, dores articulares e musculares, problemas de tireoide entre vários outros. Mesmo que a perda de peso também seja um objetivo do tratamento, ela vem muitas vezes como consequência da correção de todos esses desequilíbrios alimentares. Diante de tantas particularidades, dietas generalizadas e contagem de calorias não 'fazem' mais sentido.

A recuperação da saúde intestinal do indivíduo é uma das prioridades da nutrição funcional, pois é por ele que são absorvidos os nutrientes responsáveis pela regulação do organismo. Caso o intestino não esteja saudável, a absorção de nutrientes estará prejudicada e ele estará permeável à patógenos e toxinas. Sem dúvida, a integridade intestinal é fator importantíssimo para a manutenção e tratamento da saúde corporal e até mesmo mental, pois pesquisas demonstram que 90% da serotonina é produzida no intestino, e é claro que se ele estiver comprometido, a produção dessa serotonina também estará

Prefira:
produtos orgânicos
frutas e vegetais frescos
fibras
azeite de oliva extra virgem
oleaginosas (castanha do Pará, nozes, etc)
temperos como: alho, cebola e ervas
adoçantes naturais (stévia ou sucralose)
cereais integrais (farinhas, arroz, macarrão, pães, etc)

Evite:
fast food (junk food)
adoçantes artificiais
carne vermelha em excesso
gordura saturada (Carnes, leite integral, queijos gordurosos)
sucos processados (açúcar, corantes e conservantes, …)
farinha de trigo e açúcar refinado
enlatados e embutidos (sódio, conservantes, …)
alimentos com gordura hidrogenada (gordura trans)
peixes intoxicados
refrigerantes inclusive as versões light/diet/0% de açúcar (substâncias químicas)
sal
cafeína
álcool

Nenhum comentário: